terça-feira, 27 de abril de 2010

Resenhando na academia...

Quem nunca foi vítima da famosa frase..."Eu quero uma resenha desse texto!". Pois é, na academia tem dessas coisas, professores indicam textos para leituras e normalmente pedem resenhas como uma forma de identificar e avaliar as competências e o poder de percepção de seu aprendiz. Entretanto, existe uma tendência comum entre os acadêmicos, principalmente os que estão iniciando sua vida acadêmica de confundir as ditas resenhas com os resumos e fichamentos tão conhecidos do ensino médio.
Foi pensando em minimizar as dúvidas entre resenha, resumo e fichamento que elencamos algumas características das resenhas e trouxemos alguns conceitos para esclarecer de vez a maioria das dúvidas existentes.

Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da produção cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais familiarizados com todo esse conteúdo.

Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.

Assim...

As resenhas são textos objetivos cuja finalidade é apresentar a ideia de um determinado autor acerca de uma área do conhecimento e apresentam algumas divisões que merecem destaque. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.

Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:

1º)Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
2º)Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
3º)Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
4º)Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
5º)Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
6º)Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
7º)Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
8º)Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”
Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.

Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples:

1º)Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;
2º)Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;
3º)Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;
Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;
4º)Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição do tipo “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”.

Enfim, fazer uma resenha aparentemente parece ser muito fácil, mas é necessário cautela, pois dependendo do olhar do resenhistas existe a possibilidade de transformar um livro lenda, um filme em um fracasso e um autor em um ex-escritor...

No mais divirtam-se, leiam bastante e façam da resenha uma ferramenta de estudos!

Abraços e mantenham contato!

Irma Carvalho

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